domingo, 4 de agosto de 2013

Cartas, conselhos, correções e amor



No livro do Apocalipse, Deus instruiu a João que escrevesse algumas cartas com conselhos e exortações para as igrejas da Ásia. O apóstolo João estava na ilha de Patmos, Grécia. Ele enviou sete cartas para as seguintes igrejas: Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. As cartas seguem um modelo comum: Cristo começa com uma descrição de si mesmo, continua com uma descrição da igreja e conclui com uma promessa. Ele elogiou a igreja; apresentou, quando era o caso, queixas contra ela e corrigiu seu erro.
As palavras contidas nas cartas foram para mostrar às igrejas que Deus é o Senhor das igrejas e que Ele quer uma igreja pura e completamente limpa.

                            As advertências:
·         ''Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor''
Apocalipse 2:4

    A igreja de Éfeso estava trabalhando para o crescimento da obra de Deus, porém tinham se esquecido do Deus da obra.

·         ''Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.'' Apocalipse 2:9  

   Na igreja de Pérgamo os cristãos passavam por dificuldades e problemas causados por indivíduos que se diziam ser judeus, mas não eram.

·         ‘’Mas, algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.’’ Apocalipse 2:20
    Enquanto alguns os da igreja de Tiatira estavam vivendo conforme as ordenanças de Deus (em alguns pontos) eram, ao mesmo tempo, coniventes com as práticas sensuais e profanas dos irmãos da fé.

·         ‘’E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. ’’ Apocalipse 3:1
O Senhor exorta com dureza a esta igreja que só tinha fama de cristã, mas o coração do povo estava longe de Jesus.

·         ‘’Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!’’ Apocalipse 3:15
A igreja de Laodicéia vivia em cima do muro, aparência de santa, mas atitudes sem vigor, sem a unção e o poder de Deus.

    Podemos observar esses comportamentos descritos acima e nos auto examinar.
  Será que abandonei o meu primeiro amor por Deus? Quem ou o quê é o meu primeiro amor?
  Estou vivendo com uma máscara, dizendo ser cristão, mas em meu coração já saí dos caminhos de Cristo?
   Mesmo sem me comportar sensualmente tenho apoiado quem assim se comporta?
   Como está minha temperatura cristã: quente, fria ou morna?

  Jesus mandou uma carta com palavras encorajadoras para a igreja da Filadélfia:
‘’ Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. ’’
Apocalipse 3:8
  Se Jesus fosse escrever uma carta pra você, qual seria o conteúdo: exortação ou elogio?
  Que nós, mesmo nos momentos em que faltar as forças para lutar, possamos guardar as palavras do Eterno Deus, viver continuamente em sua presença e não negar o Seu nome, Sua autoridade e santidade.

‘’Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.’’ Apocalipse 3:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe os textos

Gostou? Compartilhe !!!