terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A dupla natureza e o duelo interior




Este texto é baseado em um sermão de Spurgeon ‘’A dupla natureza e o duelo interior’’, onde ele afirma que ‘’cada homem é dois em um só ’’ e fala sobre a luta incessante que existe entre ambos.

‘’O cristão nem sempre sabe disso quando começa sua nova vida. Quando começa, sabe que é um pecador e que Jesus é seu Salvador, mas conforme ele avança, descobre que é mais pecador do que pensava.’’

Quando você fez uma aliança com Jesus, alguém te disse que a partir daquele momento você era uma nova criatura:

‘’Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve inicio uma nova vida!’’ 2 coríntios 5.17

O convertido é um novo homem em Cristo Jesus, mas a velha natureza segue estando no seu interior.

Nossa luta é constante contra nossa carne: desejos pessoais, ego, manias, vícios. Spurgeon fala que a nossa natureza corrompida, herança de Adão, está conosco desde que nascemos até o presente momento.  Quando aceitamos a Jesus ocorre um ‘’choque’’ entre essas duas pessoas: o velho homem e o novo homem. O velho homem sempre busca a satisfação carnal, usando de suborno, pensamentos racionais e auto sabotagem a fim de obter minutos de prazer.

Embora o cristão lute diariamente para mortificar a sua carne, jejuando, orando e vivendo em comunhão com o Espírito Santo, vez por outra sua velha natureza teimará em vir à tona. Velhos apetites que pareciam estar mortos, mas que descobrimos que estavam apenas adormecidos por causa de nosso exercício espiritual. Spurgeon diz que o jovem cristão não deve se surpreender ao encontrar pecado em seu coração, visto que a santificação é um processo gradativo e incessante. Essa luta é incessante porque nosso inimigo, mesmo depois de derrotado, insiste em voltar ao campo de batalha e nos tentar em nosso ponto fraco. 

O cristão não pode e não deve desistir de buscar a santidade! É necessário buscar forças em Deus exercitando sua Palavra para não fraquejar nesta guerra contra a carne. Às vezes, lutar contra o diabo é até ‘’fácil’’, mas quando é para abandonar a própria vontade por amor a Jesus o nosso coração nos engana.

Ainda nesse texto, Spurgeon fala sobre as 3 etapas pelas quais o cristão passa:

1. Consolo: reconciliação com o Senhor

2.  Conflito: momento em que o cristão é chamado à transformação

3. Contemplação: o cristão medita acerca das coisas que lhe são reservadas no céu e decide ir à luta, tempo de escolhas, de agir de acordo com a Palavra, viver o que prega.

‘’Enquanto a carne não descansar na cova, o pecado não estará morto.’’

Charles Spurgeon afirma que um dos sinais que indicam que somos realmente filhos de Deus é a nossa aflição que sentimos ao pecar contra o nosso Deus, ou seja ‘’o pecador pode encontrar prazer no pecado, mas você não, se é que você é um filho de Deus (grifo meu). ’’

Lutar constantemente contra nós mesmos, contra o mesmo pecado pode nos tirar a alegria de sermos filhos de Deus, nos deixando o sentimento de fracasso. A carne se agarra as coisas mais mesquinhas para impedir nossa comunhão com Deus.

O lugar do pecador é aos pés da cruz. O que vence o mundo é a nossa fé. Não se acomode com o pecado, não se tranquilize pensando que você é pecador e deve viver assim, você pode resistir com a ajuda de Jesus, sem Ele não podemos fazer nada.

  
''Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.'' João 15.5

2 comentários:

  1. Como já conversei com irmãos nas classes de EBD, a nova natureza que Deus fez nascer em nós salvos é como uma semente; não vem pronta, precisa ser geminada, precisa ser estimulada a brotar e se desenvolver em nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Correa obrigada pela visita! Deus continue te abençoando!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe os textos

Gostou? Compartilhe !!!