sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fé e obras



Amar ao próximo como a si mesmo exige de nós: empatia (Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias) e compaixão (Sentimento de simpatia ou de piedade para com o sofrimento alheio, associado à vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma).
Muitas pessoas saem dos grupos religiosos aos quais pertence por não receber essa empatia e essa compaixão que tanto anseiam. Quantas vezes você já contou seu problema para alguém ou pediu uma ajuda e ela te disse para descansar quando ela tinha meios para te ajudar? A fé sem obras é morta e para nada se aproveita.
De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Tiago 2:14-18
Jesus não veio para o mundo para espalhar pensamentos filosóficos bonitos para serem exaustivamente repetidos! Ele veio para nos mostrar o caminho para Deus- Ele é o caminho!- e seus ensinamentos nos mostram como trilhar esse caminho de forma agradável ao Pai.
Nossa fé deve ser madura, fé + obras. Acredito que as características mais marcantes dos primeiros cristãos foram a comunhão e a ajuda mútua que existia entre eles. Eles compreendiam que a pregação da Palavra era importante mas que ninguém ali vivia de brisa, e que por isso uns deveriam ajudar aos outros para que ninguém passasse necessidade. Vivemos num mundo capitalista no qual prevalece o ditado popular ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’ mas nós, que somos povo de Deus devemos nos livrar desse pensamento egoísta e mesquinho. Essa prática da solidariedade está ficando rara entre as pessoas; existe muita desconfiança: se um mendigo te pede algo em sua porta você não dá porque tem certeza de que ele voltará e não quer que ele fique ‘viciado’ em pedir... e por aí vai. Pergunto-me o que devemos fazer?Como proceder? Como ser solidário, ter empatia e compaixão pelos que sofrem apenas orando se as pessoas estão famintas de comida e não só de conhecimento da Bíblia? Até que ponto devemos ser solidários e não sermos explorados pelos pedintes da vida? E se um dia você for esse pedinte?Empatia e compaixão andam juntas.

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3:18 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe os textos

Gostou? Compartilhe !!!