sábado, 3 de dezembro de 2011

Copiar + Colar


Olá pessoal,
quero falar de um assunto sério: Plágio de Textos e trabalhos na Net.
pesquisando sobre esse tema descobrir que já fiz plágio e até confrações sem saber.Pensava que bastava citar o autor e o link de seu blog já seria suficiente para poder citá-lo!Mas não é!!Primeiro vou esclarecer o o que são ...

Segundo o Wikipédia.com:

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9610.
Contrafação é a produção comercial de um artigo sem autorização da entidade que detém a sua propriedade intelectual. Segundo o Direito Brasileiro, na lei 9.610 de 1998 caracteriza como Contrafação qualquer reprodução não autorizada.

Ou seja,aquilo que aprendi na escola de que bastaria citar a fonte de onde tirei o texto não basta!É preciso citar o nome do autor no início do texto e o link( SE O AUTOR AUTORIZAR!) .Tenho dúvidas a respeito das imagens...como saber se estou usando indevidamente a imagem de alguém?Porque o google Imagens disponibiliza várias imagens e às vezes elas não tem nome do autor.E se eu coloco em meu blog e depois o autor me processa,como faço???
Se você sabe como descobrir se uma imagem tem direitos autorais me avise.
Grata, 
Marileide.

2 comentários:

  1. É Mary... esse é um assunto sério. Não sei como fazer para descobrir a autoria de imagens no google... Para evitar esse problema, no meu blog eu só uso imagens minhas... Descobri que tinha fotos lindas no meu computador que poderiam muito bem ilustrar meu blog. É uma saída... Que tal tirar a máquina fotográfica da caixa e começar a dar uns cliques por aí??? rs

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima ideia!Porei em pratica assim que comprar uma nova...Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe os textos

Gostou? Compartilhe !!!