sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de Outubro- Dia da Reforma Protestante




Segundo a professora Caroline Faria, a Reforma Protestante foi um movimento de cunho religioso realizado por um grupo de pessoas que estava insatisfeito com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais: venda de indulgências, a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais (embora ela mesma o fizesse). O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica.
Desta forma, Martinho Lutero, monge agostiniano da região da saxônia, deflagrou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências pelo Papa Leão X.  Leão X (1478-1521) com o intuito de terminar a construção da Basílica de São Pedro determinou a venda de indulgências (perdão dos pecados) a todos os cristãos.
Lutero, que foi completamente contra, protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador. As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo (religião luterana). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Em suas proposições condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências, o que fez com que Leão X exigisse dele uma retratação pelo ato. O que nunca foi conseguido. Leão X então excomungou Lutero que em mais uma manifestação de protesto, rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão), queimando-a em público.
Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã.
Os cinco solas:
 1. Sola fide (somente a fé)
2. Sola scriptura (somente a Escritura)
3. Solus Christus (somente Cristo)
 4. Sola gratia (somente a graça)
5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)



Referencias
FARIA, Caroline. Reforma Protestante. Disponível em:< http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/>. Acesso em: 31 de out. 2014.
REFORMA PROTESTANTE e contra reforma. Disponível em:< http://www.suapesquisa.com/protestante/>. Acesso em: 31 de out. 2014.
WIKIPEDIA. Cinco solas. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_solas>. Acesso em: 31 de out. 2014. 

sábado, 18 de outubro de 2014

Milagre não é algo comum





O que é um milagre?

 Definição segundo o  dicionário de Português:
 1. Fato que se atribui a uma causa sobrenatural.
2. Teol. Algo de difícil e insólito, que ultrapassa o poder da natureza e a previsão dos espectadores .
 3. Coisa admirável pela sua grandeza ou perfeição; maravilha.
 4. Fato que, pela raridade, causa grande admiração.
 5. Intervenção sobrenatural.
 6. Efeito cuja causa escapa à razão humana.
Qual a necessidade de milagres na Igreja:
A- Glorificar o nome de Deus
B- Para que as pessoas vejam e creiam no Deus que faz o milagre
Em João 4.48 Jesus afirma:
‘’Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. ’’
Nossa natureza humana é assim, por mais que já tenhamos caminhando há muito tempo com Deus e visto Seus milagres, nós ainda necessitamos ver. Um milagre é um feito incomum que muitas vezes ocorre para mostrar que tal pessoa serve a Deus.  2 Co. 12.12 Note que eu disse muitas vezes... Nem todo milagre é realizado por Deus, o diabo é o pai do engano e se possível ele engana os filhos de Deus, como Paulo descreve lá em 2 Coríntios 11.

 E você, acredita que milagres acontecem nos tempos atuais?


Não devemos permitir que o relógio e o calendário nos ceguem para o fato de que cada momento da vida é um milagre e um mistério.
                                  Herbert George Wells
O milagre é o filho predileto da fé.
Johann Goethe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe os textos

Gostou? Compartilhe !!!